Banco Gerador
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20.08.2010
Banorte volta à praça como cartão de crédito

Aos poucos, a marca Banorte começa a ganhar o mercado novamente. Com a meta de chegar a 300 mil cartões só em Pernambuco, o Banco Gerador, atual detentor da bandeira, está trabalhando o Banorte Card junto a supermercados e mercadinhos de bairros. O novo produto financeiro foi criado para financiar as compras de alimentos, dando crédito e prazo às famílias das classes C e D. No Nordeste, estima-se um potencial de 1,35 milhão de cartões. Como o objetivo é usar o dinheiro de plástico apenas em uma determinada rede onde o consumidor, inclusive, já costuma comprar fiado, o limite máximo para cada cliente é de R$ 600 e visa bancar as feiras do mês.

O Banco Gerador testou durante um pouco mais de um mês o novo produto em três pontos comerciais no Recife. “A média de adesão por loja foi de 300 consumidores. Foi um resultado muito positivo e muito associado à marca Banorte, ainda muito forte principalmente para essas pessoas. Ela é vista como marca de um banco da região, o que dá confiança ao produto”, comentou o diretor executivo do Gerador, Paulo Dalla Nora. Ele destaca o baixo risco de inadimplência do novo produto, até mesmo porque para a concessão do cartão de crédito são analisados pontos como tempo de relacionamento entre o cliente e o lojista do bairro e o período de residência na região.

Pelo comportamento analisado até agora, o gasto médio dos consumidores tem ficado em R$ 250, com baixo risco de inadimplência, tendo em vista que se trata de um meio de pagamento voltado para itens de consumo de primeira necessidade.

A operação é simples e representa, na defesa dos operadores do produto, um ganho para todas as etapas da cadeia. Os distribuidores de alimentos e itens de higiene e limpeza fazem a indicação do supermercado. Esse, por sua vez, faz a captação dos clientes. O valor gerado pelas compras com o cartão de crédito pode ser usado pelo comerciante para se abastecer junto ao distribuidor. É como se ele somasse um crédito com cada venda realizada no caixa da loja e que pode ser usado como moeda para pagar o estoque.

 

Fonte: Caderno Economia | Jornal do Commercio 





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